/Yoga Restaurativo: necessário para os dias atuais

Yoga Restaurativo: necessário para os dias atuais

 

A prática de Yoga possui o objetivo comum de silenciar a mente, de trazer quem pratica para o momento presente e meditar. Para atingir este objetivo, um dos elementos da prática é o asana, a postura psicofísica orientada, visando tornar o corpo forte e resistente, para que contribua para a tranquilização do ser.
Para nós ocidentais, conseguir atingir este ponto de prática parece ser muito difícil, para alguns soa até impossível, pois aqui a multitarefa é valorizada (porém estudos têm mostrado que não é eficiente), existe um excesso de estímulos visuais, sonoros, sinestésicos que impedem a mente de se acalmar, de se concentrar.

 

Carolina Moreira, professora de Yoga
Carolina Moreira, professora de Yoga

Neste contexto, a prática de Yoga Restaurativo se faz necessária, pois ela oferece um momento de profunda introspeção, em que os estímulos externos são minimizados, para que o corpo e a mente relaxem, entrem em sintonia e em clareza de consciência. Conversamos com a professora de Yoga Restaurativo e Life Coaching Carolina Moreira, da Yoga Freely, a respeito dos benefícios que a prática oferece. A professora possui duas certificações em Yoga nos Estados Unidos, sendo registrada pela Yoga Alliance. Suas formações são no Hatha Yoga, Power Vinyasa Yoga e Yoga para Gestantes e Pós-Parto. Estudou também Iyengar, Anusara e Yoga Restaurativo com Judith Lasater, Michael Fukumura, Darren Main e Maral Hadidi, professores internacionais renomeados no mundo do Yoga. Aprofundou seu conhecimento de ensino e prática do Yoga com Ann Forrest, Richard Freeman, Baron Baptiste, Rodney Lee, Bryan Kest, Coleen Saidman e Tiffany Cruikshank.

 

No que consiste a prática do Yoga Restaurativo?

O Yoga restaurativo é uma pratica em que a pessoa realiza pouco esforço muscular, que tem como objetivo oferecer um relaxamento profundo. Várias ferramentas de apoio são utilizadas, como tapetes de Yoga, cobertores, boosters (almofadões), blocos de EVA ou cortiça, faixas, descanso para os olhos, para que o mínimo de esforço seja feito. As posturas são lentas e com uma permanência de até 8 minutos, ou até mesmo 15 minutos. O conforto é um elemento importante da prática, pois o a entrega, a tranquilidade, o corpo pesado, o relaxamento são fundamentais para se atingir os vários níveis de equilíbrio emocional e mental e, com respirações profundas, a pessoa se acomoda e não tem outra opção a não ser se entregar e observar a sua mente. O Yoga Restaurativo é uma prática consciente e regeneradora do ciclo de energia e da saúde dos órgãos internos.

yr1Para quem esta prática é indicada?

As pessoas que se sentem muito cansadas, estressadas, debilitadas, sem energia ou que estão se recuperando de alguma doença são beneficiadas com o Yoga Restaurativo, bem como as que desejam fazer uma prática meditativa e calma depois deum dia ou uma semana muito ativa. Praticantes de esportes competitivos e que necessitam diminuir o ritmo também são beneficiados, inclusive os que precisam se recuperar de alguma lesão. As gestantes também são beneficiadas com esta prática, bem como os praticantes de outras modalidades de Yoga que desejam ter um momento de profunda conexão consigo mesmo. Não existe contraindicação, então se a pessoa deseja ter um relaxamento real, profundo e consciente ela encontrará no Yoga Restaurativo uma excelente prática.

 

Quais são os resultados esperados com o Yoga Restaurativo?

O relaxamento profundo é o principal benefício, tanto no nível físico, mental e emocional. Como o corpo está imóvel, a atenção é voltada para a respiração e para a auto-observação, dessa forma, tensões são desfeitas e o sistema nervoso parassimpático é ativado, proporcionando o equilíbrio tão necessário para o nosso ritmo de vida. As emoções, a musculatura e o fluxo energético são restaurados, atuando profundamente para a recuperação e manutenção da saúde.

yr2 WhatsApp Image 2016-09-05 at 21.52.24

A professora Carolina Moreira oferece práticas individuais, em grupo e workshops nas abordagens: Hatha, Vinyasa, Restaurativa, Hot Yoga (climatizada), Yoga para Gestantes e Pós-Parto e chakras energéticos. As aulas são oferecidas nos níveis iniciante, básico e intermediário, em diversos espaços na cidade de Curitiba. Para entrar em contato acesse a página do Facebook Yoga Freely ou pelo telefone (41) 9187-7208.

 

Você já praticou o Yoga Restaurativo? Conte para nós a sua experiência aqui nos comentários.

Deixe seu comentário