/Yoga e consciência corporal na prevenção do câncer – Especial Outubro Rosa

Yoga e consciência corporal na prevenção do câncer – Especial Outubro Rosa

outubro-rosa-cab

Neste mês de outubro, trouxemos diversos profissionais holísticos para conversar a respeito da prevenção do câncer de mama e a saúde integral do ser. Para ver todas as entrevistas clique aqui.

Para encerrar a nossa série, entrevistamos a professora de Yoga Restaurativo e Life Coaching Carolina Moreira, da Yoga Freely, que tem como missão ensinar técnicas que buscam equilibrar o ser.

Carolina nos conta que observar o próprio corpo é o aprendizado inicial e também primordial de quem pratica Yoga. Diversas situações ocorrem na vida, são emoções, sentimentos, movimentos, atividades diárias que impregnam uma resposta física a tudo que acontece, ou seja, o corpo fala, responde a tudo o que acontece. Pensando na ótica holística, não tem como ser diferente, pois somos seres integrados. A prática do Yoga ajuda a perceber melhor quais são essas respostas, por exemplo, quando se está com alguma dor é importante se questionar a origem dela: pode ser um movimento físico brusco, mas também pode ser um momento de estresse, uma discussão, uma noite mal dormida ou alguma doença que está se manifestando.

Carolina Moreira, professora de Yoga
Carolina Moreira, professora de Yoga

Questões genéticas, hábitos alimentares, padrões mentais são respostas que a auto-observação aprendida com o Yoga pode oferecer. Com estas informações é possível então agir, mudar os hábitos, para prevenir, tratar e curar as doenças que se desenvolvem no corpo físico.

A professora de Yoga acredita que diversas doenças, inclusive o câncer, podem ser prevenidas quando se está com um olhar atento sobre si mesma. A conexão e a consciência corporal que se adquire com a prática de Yoga amplia-se para a consciência das emoções e da mente. Ao perceber uma rigidez em alguma região do corpo, pode-se atuar para que ela diminua e se dissipe; com as posturas, a respiração e a meditação é possível mudar o padrão que faz com que doenças possam ser manifestadas. Durante uma aula, comandos são enviados para o sistema nervoso central para que os músculos relaxem, para que o corpo fique mais leve e solto e assim os níveis de estresse diminuem consideravelmente.

O trabalho energético que existe no Yoga, para Carolina, é a principal ferramenta que pode ser utilizada para a prevenção do câncer. Por meio do equilíbrio dos chakras e dos demais canais energéticos, é possível equilibrar as glândulas que são fundamentais para a saúde do corpo físico. Suprarrenais, timo, hipófise, pâncreas, ovários são exemplos de glândulas que são ativadas e equilibradas com as técnicas do Yoga e, como resposta, observa-se aumento da imunidade, da vitalidade, do sono restaurador, da consciência de alimentar-se de forma adequada, de autocuidado e autoamor.chakras

Dentro deste contexto, o autoexame das mamas é a prática de se observar amorosamente para garantir que qualquer alteração possa ser previamente tratada. O percentual de cura do câncer de mama é muito alto quando se diagnostica nas fases iniciais. Estar atenta a cada mudança no organismo, com a mente concentrada no momento presente, auxilia a mulher a perceber quando ocorre alguma alteração no seu organismo e assim agir para solucionar qualquer problema que pode surgir.

Não apenas a observação física, pontua Carolina, mas também a observação dos padrões mentais e das emoções são fundamentais para que se viva de maneira equilibrada. Padrões mentais como rigidez, ansiedade, melancolia podem direcionar a pessoa a ter determinadas respostas que conduzem para o desequilíbrio e assim desencadear doenças.

Realizar cada atividade do dia a dia com concentração, com calma, vivenciando o momento presente, além de prevenir doenças, proporciona uma atitude de amor próprio, de se aceitar e assim a pessoa passa a cuidar mais de si mesma, a encarar a própria realidade de forma mais honesta e tranquila. Dessa forma, diversas doenças podem ser prevenidas ou então diagnosticadas em estágio inicial, ampliando a probabilidade de cura.
A professora Carolina Moreira oferece práticas individuais, em grupo e workshops nas abordagens: Hatha, Vinyasa, Restaurativa, Hot Yoga (climatizada), Yoga para Gestantes e Pós-Parto e chakras energéticos. As aulas são oferecidas nos níveis iniciante, básico e intermediário, em diversos espaços na cidade de Curitiba. Para entrar em contato acesse a página do Facebook Yoga Freely ou pelo telefone (41) 9187-7208.
Conheça a prática de Yoga restaurativo ministrado por Carolina aqui.

Deixe seu comentário