/Tudo o que damos atenção aumenta de proporção

Tudo o que damos atenção aumenta de proporção

Por Flaviani Andrade de Lara

DSCF8018
Flaviani é fundadora do Portal Terapeutas Brasil

Li esta frase num livro de desenvolvimento pessoal e encontrei nela uma grande verdade. Quando acontece alguma situação que nos desagrada, algo que nos chateia, se ficarmos o dia inteiro alimentando este pensamento, relembrando fato por fato do que aconteceu é bem provável que a tristeza, a raiva ou a mágoa aumentem. Que tomem conta dos pensamentos, que se manifestem no corpo como dor de cabeça, dor no estômago ou aquela dor na garganta que aparece quando algo fica entalado.

Nem sempre precisamos “desentalar” o que está preso na garganta, pois existe o risco de a situação ter se agravado na mente após ter sido cozida por horas e horas em pensamentos repetitivos, ampliado pela grande atenção dada ao fato.

O mesmo pode ser pensado em relação ao medo, parece que quanto mais medo temos de que algo ocorra a probabilidade de ocorrer aumenta. Vejo a aplicação da mesma “verdade”: o que damos atenção aumenta. Quando se tem medo de que não dê certo ou de que algo ruim aconteça é bem possível que os pensamentos se foquem em todos os detalhes do que pode dar errado, antecipando o sentimento de derrota ou frustração, o que faz com que a mente trabalhe para que aconteça exatamente aquilo que se tem como foco, neste caso o “não vai dar certo”.

É evidente que temos que ter prudência nas decisões tomadas na vida, porém é importante alimentar o otimismo, encarar as dificuldades com realismo, não fugir dos problemas, mas ver que existem muitos pontos positivos, muitas atitudes que podem ser tomadas para que dê certo e focar firmemente nelas.

Para diversas situações na vida, deixo a seguinte sugestão: pegue uma folha de papel, trace um risco no meio e de um lado escreva tudo o que pode dar certo e do outro lado o que pode dar errado. Dentre os itens do que pode dar errado, veja o que depende de você, que pode ser resolvido e o que não depende da sua atuação e não pode ser resolvido. O que puder fazer faça e o que não puder fazer não se preocupe. Após isso, foque toda a sua atenção no que pode dar certo e faça acontecer. Olhe sempre o lado positivo, busque uma atitude otimista e você verá que as coisas boas vão acontecer cada dia mais e mais.

Isso me lembra também um outro ditado “você está vendo o copo meio cheio ou meio vazio?”, mas isso é tema para uma outra conversa.

Deixe seu comentário