Como a mente pode influenciar a saúde do corpo – Especial Outubro Rosa


outubro-rosa-cab

Neste mês de outubro, o tema câncer de mama e saúde da mulher são trabalhados por diversas instituições. O objetivo é ampliar a conscientização da prevenção, principalmente pelo autoexame das mamas. Aqui no Portal Terapeutas Brasil vamos trazer uma série de entrevistas que tratam da saúde da mulher como um todo, de maneira holística, abordando a prevenção de doenças e a busca do equilíbrio para a vida.

Para começar esta série, convidamos a coach e terapeuta holística Larisha Paola Bresolin, que foi palestrante no Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que é conferencista internacional, atua na Organização Condor Blanco (sede no Chile) e realiza atendimentos de coaching, meditação, numerologia, Oráculo Solar, entre outras técnicas de crescimento pessoal. Realiza vivências em grupo, tendo milhares de pessoas que já participaram de suas atividades. Ministrou palestras e conferências em 7 países e há 12 anos viaja pelo mundo participando de cursos, conferências, consultas e retiros com grandes referências mundiais, visando aprimorar cada dia mais o seu trabalho de desenvolvimento integral do ser humano. É sócia-diretora da empresa Clic Training.

Perguntamos a ela a respeito da importância dos pensamentos, do equilíbrio mental para a saúde como um todo. Confira:

Larisha Paola Bresolin, terapeuta holística

Larisha Paola Bresolin, terapeuta holística, coach e conferencista

Os pensamentos influenciam na saúde do corpo? Se sim, como?
Sim, os pensamentos influenciam em 100% na saúde do corpo. Essa ideia é defendida pela Medicina Ayurveda, oriental e milenar é a “mãe” da nossa medicina atual. Outra referência para mim, que defende essa afirmação, é a autora e terapeuta conhecida em todo mundo Louise Hay, que ensina que a cura para nossas doenças está na transformação da nossa mente, nossas crenças e padrões limitantes, que acabamos somatizando e manifestando em enfermidades. Acredito também que a nossa saúde seja a soma da saúde física, mental, emocional e espiritual, chegando assim a ter uma saúde Integral e dentro desse conceito cuidamos não somente da mente e do físico, mas sim do corpo em sua totalidade.

Qual a importância de pensar e de ver a vida de uma forma saudável e a sua influência na saúde do corpo?
É fundamental para nossa saúde e para a nossa vida ver e pensar de maneira positiva e saudável, pois nossa realidade começa com o que criamos em nossa mente.
Gostaria de compartilhar que esse conceito que eu acredito vem do estudo de várias fontes, filosofias e também de um poderoso ensinamento que recebi diretamente de S.S. Dalai Lama, quando estive em seu templo na Índia, ele nos disse: “Não existe nada fora da mente”, simples assim.

 

A mulher contemporânea tem diversos desafios no dia a dia, desempenha diversos papéis, como ela pode encarar as situações diárias para ter saúde e prevenir doenças?
Qualquer pessoa que deseja ter saúde precisa inserir em sua rotina diária hábitos saudáveis. Vários deles já conhecemos e sabemos de seus resultados positivos, o que se faz preciso é ter organização e a disciplina para conseguir manter essa rotina. O primeiro passo é o propósito, ou seja, para que vou ter essa rotina? O que quero conquistar com ela? Essa é a motivação correta que vai fazer com que siga adiante passe o que passe sem desistir. Depois é organizar quais atividades vou desenvolver na minha semana, coordenando meus papéis, finanças e tempos disponíveis. Existem coisas a fazer para ter saúde que são comuns a todas as pessoas, como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Além disso é necessário para ter uma saúde integral, que a pessoa também encontre quais atividades que gosta e gostaria de incorporar ao seu dia a dia, que vão trazer benefícios à saúde mental, emocional e espiritual. Posso citar como exemplos: leitura de textos, notícias e livros com mensagens positivas, a meditação, escutar músicas positivas, recitar mantras, focar nas soluções e lado positivo dos desafios do dia a dia, ter momentos felizes com a família, expressar os sentimentos tidos como “negativos” de uma maneira saudável, falar afirmações positivas, desenvolver alguma arte, tomar sol, sair com amigos, estar na natureza, etc.
Cada pessoa de acordo com o que acredita, a sua filosofia e propósito de vida deve encontrar a sua rotina de vida saudável.

As orientações dadas por Larisha são fundamentais para todas as pessoas projetarem para si uma vida consciente, em que a saúde física é uma parte do todo. Neste mês de Outubro Rosa, queremos que as mulheres possam cada dia mais ter o equilíbrio de todas as suas facetas e assim possam ser plenamente felizes e atuantes na realização dos seus sonhos.

Veja também a entrevista Como conquistar o seu poder pessoal, dada por Larisha para o Portal Terapeutas Brasil.

Você costuma ter pensamentos conscientes e positivos para a sua saúde? Compartilhe aqui nos comentários a sua experiência.

Deixe seu comentário