A Saúde da Mulher por um novo ângulo


 

Conhecer um sistema novo de cuidado para a saúde amplia as possibilidades de tratamento e de entendimento dos momentos vividos. O Ayurveda é o sistema indiano de cuidado integral, que vai muito além do equilíbrio físico, trata também o energético, o metal, o espiritual. Afinal, não dá para estar com metade da vida boa e metade ruim, não tem como separar a vida em partes. Os princípios do Ayurveda para a saúde da mulher é o tema da terapeuta ayurvédica Maria Cecília Lunardelli, do espaço Veda, no Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher. Conheça o trabalho desenvolvido por ela nesta entrevista.

 

Maria Cecília Lunardelli, terapeuta ayurvédica

Maria Cecília Lunardelli, terapeuta ayurvédica

Conte-me um pouco da sua trajetória de trabalho.
Sou biológa de formação e atuei na área muitos anos como professora e gestora ambiental. Sempre me interessei e busquei formas alternativas e naturais de cuidar de minha saúde. Iniciei minha trajetória como terapeuta me formando como instrutora de yoga, conheci o ayurveda e me encantei com a visão holística e integrativa de saúde e pelo sucesso milenar no tratamento e prevenção de inúmeras doenças. Formei-me Terapeuta Ayurvédica na Escola Brahma Vidyalaya com Dr. Ruguê e aprofundei meus estudos na Índia. Sou formada em chef de cozinha, pelo Centro Europeu desde 2010. Trabalho como terapeuta ayurvédica e professora de yoga no Veda – Ayurveda & Yoga e como chef de cozinha no Tulsi Cozinha Ayurvédica.

O Ayurveda pode contribuir para a saúde das mulheres?
Sim, o Ayurveda é um sistema holístico de cura natural que integra corpo, mente, emoções e espírito e que possui uma visão muito peculiar do organismo feminino e trata suas desordens de forma muito eficaz. Também apresenta orientações e procedimentos na prevenção dos desequilíbrios e das doenças. Muitos distúrbios femininos, como os relacionados principalmente à menstruação, são tratados com sucesso.

Os tratamentos são aplicáveis no dia a dia ou é preciso realiza-los em um spa ou clínica especializada?
O programa de tratamento para problemas femininos é feito após avaliação minuciosa mediante consulta com terapeuta experiente. O programa consiste em orientações gerais e específicas que podem e devem ser incorporadas no dia a dia da pessoa e outros procedimentos e terapias precisam ser realizados por um terapeuta numa clínica ou num centro de terapias ayurvédicas. O programa é individualizado e personalizado, dependendo da necessidade de cada mulher.

Quais os problemas que podem ser tratados com o Ayurveda?
São muitas as questões de saúde que podem ser tratadas e prevenidas com o ayurveda: os problemas associados com a menstruação como dores de cabeça, cólicas, inchaço, irritabilidade, depressão, ansiedade podem ser prevenidos e tratados de modo muito eficaz. Para outros problemas como miomas, tumores, climatério, menopausa há tratamentos muito eficazes também. Gravidez e parto recebem atenção toda especial, tendo programas específicos de acompanhamento das futuras mamães bem como no pós-parto e durante a amamentação.

 

A saúde vai muito além do que conhecemos e imaginamos, ela é o resultado de ações efetivas para uma vida mais feliz. Aproveite a oportunidade de conhecer toda a potencialidade do Ayurveda para a saúde plena na palestra da Maria Cecília Lunardelli no Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que vai acontecer de 18 a 24 de julho de 2016. Confirme a sua presença no evento do Facebook https://www.facebook.com/events/636678199819406/ para acompanhar todas as novidades e para garantir a sua INSCRIÇÃO GRATUITA acesse http://terapeutasbrasil.eplaces.com.br/.
Para conhecer mais o trabalho da terapeuta, acesse o site http://www.vedaequilibrio.com.br/,  Restaurante Tulsi http://www.tulsicozinha.com.br/e a página do Facebook https://www.facebook.com/vedaequilibrio.

 

Você já aplicou alguma técnica do Ayurveda para tratar seus problemas de saúde? Deixe seu comentário compartilhando a sua experiência!

 

Deixe seu comentário