/O sabor dos alimentos e as emoções: qual a relação?

O sabor dos alimentos e as emoções: qual a relação?

 

Você já parou pra pensar no quando os alimentos podem influenciar no nosso temperamento, no humor, nas emoções? A Medicina Ayurvédica, originária da Índia, nos oferece informações valiosas para o equilíbrio de todo o ser, começando pela alimentação.
Vamos conhecer a Raquel Calloni, que integra o time de experts que participarão da primeira edição do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher. Confira desde já as dicas maravilhosas que ela tem para nos dar!

Nutricionista Raquel Calloni
Nutricionista Raquel Calloni

Raquel, conte-os a sua trajetória de trabalho.

Sou Nutricionista, graduada pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Trabalhei como Nutricionista na área de refeições e também em clínicas, porém sempre estive descontente com o conceito da nutrição que aprendi no meio acadêmico, não concordava com a relação matemática de calorias e alimentos, faltava a emoção e calor na escolha dos alimentos . Além de que, sempre me intrigou e incomodou o conceito tradicional de alimentação saudável, tendo em vista que não conseguia visualizar a sua aplicabilidade com reais benefícios na prática. E, esse “algo além” me motivou a buscar Mais. Comecei então esta busca através do Yoga, pois encontrava ali uma forma de harmonizar o corpo e a mente, então fiz a formação em Hatha Yoga. Quando finalizava o curso descobri um livro de Ayurveda, nesse momento senti que encontrei o “algo a mais ” que tanto procurava. Então após concluir o curso de Professora de Yoga, fui para Minas Gerais fazer o curso de Ayurveda com Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior . Terminado curso, por lá permaneci trabalhando em sua Clínica por 5 anos, onde atendia os pacientes com Nutrição Clínica e onde também fui professora de Nutrição Ayurvédica pela Escola de Formação de Terapeutas Ayurvédicos Brahma Vidyalaia.
No inicio de 2015, viajei para a Índia e me especializei em Nutrição Ayurvédica para patologias e Culinária Ayurvédica pela Academia Internacional de Ayurveda em Punne.
Hoje trabalho com Orientação Nutricional baseado inteiramente nos conceitos da Ayurveda. Faço acompanhamento domiciliar e personalizado. Como personal diet ensino a culinária ayurveda e elaborando cardápios e demostrando os modos de preparo, assim como os temperos que auxiliam a nossa saúde e adequando toda a alimentação as necessidades do cliente. Levando sempre, em consideração seu estilo de vida e emoções.

Existe então uma relação entre a alimentação e as emoções?

A alimentação tem grande influência no nosso estado mental, assim como, também é verdadeiro dizermos que as emoções tem grande influência sobre nossas escolhas alimentares.

As escolhas alimentares podem reforçar os nossos estados mentais?

Sim, segundo a Ayurveda, uma parte dos alimentos que consumimos se destina a nutrição celular, a parte que não aproveitamos são os dejetos, e a terceira parte chamada Prana , ou seja , a energia Vital dos alimentos, que tem influência direta sobre nossa mente e também sobre as emoções.
Determinados alimentos tem a capacidade de nos deixar mais Tamásicos (inertes, embotados, tristes, sem ação), outros tem o efeito Rajásico (ação, iniciativa, em excesso irritabilidade) , e efeito Satwico (harmonia, bons pensamentos, clareza mental).

Para as participantes do nosso congresso, as mulheres podem se beneficiar de escolhas alimentares mais adequadas para equilibrar as emoções?emocoes_sabores

Sim! Conforme já falamos, de acordo com as emoções predominantes no momento podemos fazer uma escolha mais assertiva do grupo de alimentos que favorecem a mudança de padrão emocional. Vejamos alguns exemplos: nos estados de melancolia os sabores mais adequados são o ácido e o picante; para TPM onde a emoção predominante é a irritação, o sabor doce é o mais indicado (sendo que não devem ser industrializados, aqui me refiro a um grupo específico de alimentos) e também o amargo. Em casos de agitação mental e ansiedade, são indicados os sabores doce e salgado.

Raquel Calloni realiza atendimentos nutricionais em  Curitiba, Paraná. Seu e-mail para contato é o raquelcalloni.nutricao@gmail.com.

Quer saber mais a respeito de como a alimentação pode interferir diretamente nas nossa emoções? Participe do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que será transmitido gratuitamente nos dias 18 a 24 de julho de 2016. Para fazer a sua inscrição GRATUITA acesse http://terapeutasbrasil.eplaces.com.br/.

E você, já notou alguma diferença no seu estado emocional com a ingestão de certos alimentos? Conte sua experiência para nós aqui nos comentários.

 

Deixe seu comentário