Você já parou pra pensar no quando os alimentos podem influenciar no nosso temperamento, no humor, nas emoções? A Medicina Ayurvédica, originária da Índia, nos oferece informações valiosas para o equilíbrio de todo o ser, começando pela alimentação.
Vamos conhecer a Raquel Calloni, que integra o time de experts que participarão da primeira edição do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher. Confira desde já as dicas maravilhosas que ela tem para nos dar!

Raquel, conte-os a sua trajetória de trabalho.
Sou Nutricionista, graduada pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Trabalhei como Nutricionista na área de refeições e também em clínicas, porém sempre estive descontente com o conceito da nutrição que aprendi no meio acadêmico, não concordava com a relação matemática de calorias e alimentos, faltava a emoção e calor na escolha dos alimentos . Além de que, sempre me intrigou e incomodou o conceito tradicional de alimentação saudável, tendo em vista que não conseguia visualizar a sua aplicabilidade com reais benefícios na prática. E, esse “algo além” me motivou a buscar Mais. Comecei então esta busca através do Yoga, pois encontrava ali uma forma de harmonizar o corpo e a mente, então fiz a formação em Hatha Yoga. Quando finalizava o curso descobri um livro de Ayurveda, nesse momento senti que encontrei o “algo a mais ” que tanto procurava. Então após concluir o curso de Professora de Yoga, fui para Minas Gerais fazer o curso de Ayurveda com Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior . Terminado curso, por lá permaneci trabalhando em sua Clínica por 5 anos, onde atendia os pacientes com Nutrição Clínica e onde também fui professora de Nutrição Ayurvédica pela Escola de Formação de Terapeutas Ayurvédicos Brahma Vidyalaia.
No inicio de 2015, viajei para a Índia e me especializei em Nutrição Ayurvédica para patologias e Culinária Ayurvédica pela Academia Internacional de Ayurveda em Punne.
Hoje trabalho com Orientação Nutricional baseado inteiramente nos conceitos da Ayurveda. Faço acompanhamento domiciliar e personalizado. Como personal diet ensino a culinária ayurveda e elaborando cardápios e demostrando os modos de preparo, assim como os temperos que auxiliam a nossa saúde e adequando toda a alimentação as necessidades do cliente. Levando sempre, em consideração seu estilo de vida e emoções.
Existe então uma relação entre a alimentação e as emoções?
A alimentação tem grande influência no nosso estado mental, assim como, também é verdadeiro dizermos que as emoções tem grande influência sobre nossas escolhas alimentares.
As escolhas alimentares podem reforçar os nossos estados mentais?
Sim, segundo a Ayurveda, uma parte dos alimentos que consumimos se destina a nutrição celular, a parte que não aproveitamos são os dejetos, e a terceira parte chamada Prana , ou seja , a energia Vital dos alimentos, que tem influência direta sobre nossa mente e também sobre as emoções.
Determinados alimentos tem a capacidade de nos deixar mais Tamásicos (inertes, embotados, tristes, sem ação), outros tem o efeito Rajásico (ação, iniciativa, em excesso irritabilidade) , e efeito Satwico (harmonia, bons pensamentos, clareza mental).
Para as participantes do nosso congresso, as mulheres podem se beneficiar de escolhas alimentares mais adequadas para equilibrar as emoções?
Sim! Conforme já falamos, de acordo com as emoções predominantes no momento podemos fazer uma escolha mais assertiva do grupo de alimentos que favorecem a mudança de padrão emocional. Vejamos alguns exemplos: nos estados de melancolia os sabores mais adequados são o ácido e o picante; para TPM onde a emoção predominante é a irritação, o sabor doce é o mais indicado (sendo que não devem ser industrializados, aqui me refiro a um grupo específico de alimentos) e também o amargo. Em casos de agitação mental e ansiedade, são indicados os sabores doce e salgado.
Raquel Calloni realiza atendimentos nutricionais em Curitiba, Paraná. Seu e-mail para contato é o raquelcalloni.nutricao@gmail.com.
Quer saber mais a respeito de como a alimentação pode interferir diretamente nas nossa emoções? Participe do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que será transmitido gratuitamente nos dias 18 a 24 de julho de 2016. Para fazer a sua inscrição GRATUITA acesse http://terapeutasbrasil.eplaces.com.br/.
E você, já notou alguma diferença no seu estado emocional com a ingestão de certos alimentos? Conte sua experiência para nós aqui nos comentários.