Programação Neurolinguística: uma ferramenta singular para o terapeuta


coluna-flaviani

Ao realizar um atendimento, o terapeuta natural ou holístico faz um contato profundo com a pessoa que está a sua frente: não é apenas um contato para trabalhar o corpo físico, mas um contato que age nas emoções, no consciente e no inconsciente, inclusive muitas técnicas atuam nos campos mais profundos da mente, para que a pessoa se liberte de suas amarras e possa viver com leveza.

Por este motivo, a postura do terapeuta precisa ser o mais compreensiva e empática possível, para que o cliente sinta que está num contexto seguro, em que possa realmente contar a sua vida, mostrar suas dificuldades, inseguranças, limitações e poder se abrir para o trabalho transformador oferecido.

Uma ferramenta importante para auxiliar o terapeuta a realizar o atendimento acolhedor é a programação neurolinguística (PNL), que consiste no estudo da linguagem, seja ela falada ou corporal, e que permite uma melhor compreensão do ser, da sua vivência, dos seus modelos mentais e assim observar o que pode ser mudado, o que pode ser ressignificado para que a pessoa consiga atingir com mais sucesso e facilidade a transformação que almeja.

Programação Neurolinguística: uma ferramenta singular para o terapeuta

Daniela Pedroso, terapeuta e coach

Para compreender o potencial que a PNL oferece como ferramenta para auxiliar os terapeutas a ter maior eficácia na sua atuação, conversamos com Daniela Pedroso, acupunturista, fisioterapeuta, coach e practitioner em PNL, palestrante convidada do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que associa a técnica aos seus atendimentos.

Para Daniela, o uso da PNL faz com que o terapeuta consiga identificar o padrão de linguagem, de resposta e de comportamento do cliente e assim elaborar um diálogo que promove uma maior conexão, pois o terapeuta consegue “falar a mesma língua” e dessa forma estabelecer uma relação de plena compreensão com o que a pessoa deseja trabalhar.

Ela utiliza a PNL para oferecer meios para que seus clientes consigam acessar conscientemente os padrões que os impedem de atingir a transformação que desejam e ressignificar os padrões mentais, criar novos padrões voltados para o sucesso, para a saúde, para a vida em liberdade, para curar a dor relatada.

Quem trabalha com terapias naturais e holísticas já passou por situações em que a pessoa deseja mesmo realizar mudanças na sua vida, mas não consegue, sempre acaba de uma forma ou outra se sabotando, criando empecilhos, muitas vezes sem se dar conta disso e então o tratamento não atinge o resultado esperado. Nestas situações, Daniela afirma que a PNL pode ser utilizada em todo o seu potencial, pois a técnica é capaz de reverter estes padrões mentais que atrapalham a vida dos clientes.

A comunicação empática, a capacidade de identificar os bloqueios e a possibilidade de revertê-los são elementos que tornam o atendimento do terapeuta natural e holístico ainda mais poderoso, tornando o profissional melhor preparado para cumprir a sua missão de cura da humanidade.

Para conhecer o trabalho desenvolvido por Daniela Pedroso, veja a entrevista que ela nos deu sobre a importância da transformação da mente e acesse o Facebook da sua empresa.

Você associou a PNL aos seus atendimentos? Conte nos comentários a sua experiência.

Deixe seu comentário