/A prevenção do câncer pela nutrição ayurvédica – Especial Outubro Rosa

A prevenção do câncer pela nutrição ayurvédica – Especial Outubro Rosa

outubro-rosa-cab

 

Estamos no mês do outubro rosa, em que todas as mulheres são convidadas a refletir a respeito da prevenção do câncer de mama, seja por exames ou por hábitos que promovem a saúde como um todo.

Aqui no Portal Terapeutas Brasil estamos entrevistando profissionais de terapias naturais e holísticas que enxergam que o cuidado da saúde é um equilíbrio entre as diversas faces do ser.

Refletindo sobre a questão da alimentação para a saúde plena, entrevistamos a nutricionista ayurvédica Raquel Calloni. Segundo ela, o Ayurveda apresenta 4 fatores que são capazes de estabelecer a saúde ou trazer a doença. Em ordem de importância, estes fatores são?

1- Emoções
2- Estilo de vida
3- Alimentação
4- Ambiente

A Ciência Milenar Indiana da saúde não apresenta uma série de cuidados os alimentos em específico que previnem o câncer, mas sim, orienta para que as pessoas observem o equilíbrio desses 4 fatores no dia a dia.

Nutricionista Raquel Calloni
Nutricionista Raquel Calloni

Emoções como excesso de crítica, competitividade, ansiedade; estilo de vida sedentário, com excesso de trabalho mental, sem uma rotina, com pouco sono são situações que propiciam o desequilíbrio que é gerador de doenças, inclusive o câncer.

Raquel nos conta que a alimentação é um elemento chave para a prevenção do câncer e que o Ayurveda orienta que alimentos precisam ser naturais, orgânicos e de acordo com o biótipo de cada pessoa, seja ela predominantemente pita, vata ou kapha. Para poder compreender melhor e agir para o equilíbrio do ser, é importante realizar o diagnóstico do biótipo e assim estabelecer as rotinas necessárias para que todo o ser esteja em harmonia.

A nutricionista orienta que os alimentos ricos em antioxidantes são muito importantes na prevenção do câncer como as frutas vermelhas, nozes, romã, goiaba, amla (fruto indiano com altíssima quantidade de vitamina C, disponível no Brasil na forma de geléia: Chyavan Prash); verduras e legumes como brócolis, melão-de –são-caetano, cebola roxa, alface roxa, abóbora e cenoura são alguns dos alimentos que devem ser inseridos na dieta conforme o biótipo de cada pessoa para contribuir para a prevenção.

Tão eficaz quanto inserir alimentos, Raquel nos diz que evitar alimentos que não tem energia vital (prana) é fundamental para que todas as pessoas tenham saúde. Ela recomenda não utilizar nenhum tipo de alimento industrializado, inclusive condimentos que se usa diariamente na alimentação, glutamato monossódico, caldos de carnes e legumes em cubinhos ou em pó, shoyu com glutamato e também sal refinado, açúcar branco e farinhas brancas.

Os alimentos congelados devem ser usados na quantidade mínima possível, pois eles praticamente não possuem o prana, a energia vital tão necessária para o bom funcionamento do ser como um todo.

Raquel alerta para a importância de se alimentar conforme o seu biótipo, pois alimentos que desequilibram os doshas e que apresentam combinações inadequadas podem provocar o acúmulo de ama no organismo, que é o elemento causador de desequilíbrios e de diversas doenças.
Raquel Calloni realiza atendimentos nutricionais em Curitiba, Paraná, no espaço Veda Yoga & Ayurveva – Rua Deputado Emilio Carlos, 86, Ahú – Curitiba, PR, Telefone (41) 3151-0465

Seu telefone de contato é o (41) 9128-6610 e e-mail raquelcalloni.nutricao@gmail.com
Leia também outras entrevistas com a nutricionista O sabor dos alimentos e as emoções: qual a relação? e Ayurveda: Como cuidar da amamentação do seu bebê.

Deixe seu comentário