Por que praticar Yoga?


Por Carolina Moreira

Carolina Moreira, professora de Yoga

Se você é interessado em práticas saudáveis e preocupado com a sua saúde, você já deve ter ouvido falar dos benefícios da prática do Yoga.

Em primeiro lugar: o que é o Yoga? Esta palavra pode ser traduzida como união e a prática tem o objetivo de unir a mente, o coração e o corpo físico, por meio de movimentos físicos, consciência corporal, atenção plena e exercícios respiratórios.

Mais de 90% das pessoas que se interessam no Yoga buscam flexibilidade, alívio de dores na coluna, gestão do estresse e saúde física. À medida em que a pessoa faz do Yoga uma rotina semanal, novos benefícios reais são percebidos, de forma gradual e em vários níveis: físico, mental, emocional, social. Além de um corpo alongado, podemos incluir na lista de benefícios a diminuição do colesterol HDL (o considerado “ruim”), a redução do risco de doenças do coração e de pressão arterial, o controle de peso, a melhora do humor, etc. Esta lista é imensa e não para de crescer, uma vez que a ciência ocidental está sendo integrada à esta prática milenar.

Um fator bastante interessante que pode responder a pergunta “por que praticar Yoga?” é que a prática constante auxilia na prevenção do cérebro de encolher em tamanho à medida em que a pessoa envelhece, segundo pesquisas recentes. O Frontiers in Human Neuroscience” publicou em maio de 2015 este resultado, utilizando a ressonância magnética como método no cérebro de várias pessoas que praticam Yoga, e constatou que a massa cinzenta do cérebro dos participantes da pesquisa era do mesmo volume de pessoas muito mais jovens. A proteção do volume da massa cinzenta está diretamente relacionada ao sistema nervoso central parassimpático bem como ao hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pela emoções e sentimentos positivos e pelo relaxamento do corpo e da mente.

 

E no dia-a-dia, como perceber esses benefícios? Através da estabilidade emocional, autoaceitação, autocontrole, tranquilidade, calma, concentração, melhora na autoestima e na forma como nos relacionamos com nós mesmos e com os demais.

 

O Yoga é fascinante e funciona como mágica: depois de um tempo, a pessoa percebe não só os benefícios que a fizeram iniciar a prática, mas também ganha de presente outros benefícios mais profundos e intrínsecos como autoconhecimento, paz, satisfação e contentamento.
 
Para entender melhor o porquê praticar Yoga é necessário participar de uma aula.
 
O Yoga é vivenciado na prática, no sentir, no “se entregar” ao momento. Pode ser que você não adquira a compreensão do que é o Yoga em uma prática apenas, mas estará se permitindo conhecer algo novo, que lhe fará muito bem, mesmo que seja por aquele momento apenas. Desta forma, você terá uma ideia melhor de como uma prática funciona e provavelmente sairá da aula se sentindo mais calmo e com o corpo mais solto. É muito provável que essa ação irá despertar a sua curiosidade em conhecer um pouquinho mais do que este conhecimento milenar prático pode fazer por você.

 

Pattabhi Jois foi um dos maiores e mais respeitados mestres do Yoga na Índia nos anos 40. Sua metodologia inteligente e eficaz se popularizou rapidamente no Ocidente, e a sua forma de pensar continuam exercendo grande influência em muitos praticantes e profissionais em todo o mundo. Quando se busca motivos para a pergunta “por que praticar Yoga?” faço das palavras sábias de Pattabhi Jois as minhas:

“Yoga é 99% prática e 1% teoria”
“Pratique e tudo virá”

 

 

Carolina Moreira (www.yogafreely.com.br) é Life Coach e professora de Yoga. Possui duas certificações em Yoga nos Estados Unidos, pelo Yoga Alliance. Desde 2009, oferece aulas, cursos e workshops em diversas modalidades de Yoga. O seu comprometimento com o Yoga é continuar a oferecer o que há de mais atualizado, consistente e completo nas abordagens do Yoga. A sua intenção como profissional do Yoga é de tornar acessível para as pessoas a simplicidade e sabedoria dessa prática, para que haja uma compreensão da importância da consciência e do equilíbrio emocional, mental e físico para o bem-estar e longevidade.

 

Deixe seu comentário