/O Toque Terapêutico e seu potencial de cura

O Toque Terapêutico e seu potencial de cura

 

A imposição de mãos é uma prática terapêutica utilizada em diversos momentos da humanidade. Registros desta prática datam desde o antigo Egito, a medicina grega, as terapias orientais, entre outros. Atualmente conhecemos o reiki, o passe e também o Toque Terapêutico.

A técnica do Toque Terapêutico, ou método Krieger-Kunz, é uma leitura contemporânea do Campo de Energia Humano, elaborado por Dolores Krieger, enfermeira e professora na escola de Enfermagem da Universidade de Nova Iorque, e por Dora Kunz, terapeuta, nos Estados Unidos, na década de 1970. As pesquisadoras passaram anos aplicando a técnica em hospitais, principalmente com pacientes oncológicos, e conseguiram comprovar a eficiência do Toque Terapêutico como terapia complementar na melhora da saúde dos pacientes, em todos os aspectos do ser.

Diferente da medicina ocidental, que atua apenas no plano físico, enxerga as partes isoladamente e não o indivíduo como um todo, a proposta de Krieger-Kunz é atuar no Campo de Energia Humano (metodologia de ação que é também descrita no livro “Mãos de Luz”, da Barbara Ann Brennan) com a finalidade de harmonizá-lo e equilibrá-lo. Apesar do nome “toque”, a técnica não é aplicada pelo toque pele a pele, como na massoterapia, é uma imposição de mãos, como no reiki.

O terapeuta, em estado meditativo, entra em contato com o campo de energia com a intenção e o pensamento de cura da pessoa atendida. A conexão é estabelecida e as mãos passam a perceber o local onde a energia possa estar estagnada, bloqueada. O terapeuta começa a mover ou distribuir a energia por todo o corpo, aliviando dores e equilibrando os canais energéticos.

meditation-1384758_640

A eficiência do Toque Terapêutico já foi comprovada no tratamento da ansiedade, câncer de mama, dor, depressão, tensão pré-menstrual, com alterações positivas percebidas em exames laboratoriais. É uma ferramenta de cura muito usada em hospitais em mais de 80 países, principalmente por enfermeiros.

No livro “O Toque Terapêutico: Novos Caminhos da Cura Transpessoal”, de Dolores Krieger, você encontra os fundamentos do método, como focalizar a atenção, como dirigir a energia e de que maneira ela atua como um agente de cura. O Toque Terapêutico pode ser utilizado para potencializar o trabalho desenvolvido pelo terapeuta holístico, bem como para diagnóstico, ampliando assim a sua atuação para a cura integral do ser.

 

Você já realizou alguma terapia com imposição de mãos? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

Deixe seu comentário