O que é Inteligência Espiritual?


O conceito de inteligência emocional já ajudou milhares de pessoas a compreenderem a si mesmas, a melhorarem as suas relações e a viver com mais tranquilidade. Agora, um novo conceito tem ampliado esta compreensão de si, que é a inteligência espiritual.

O professor Dr. Cláudio Senna Venzke é doutor em Administração pelo PPGA/UFRGS, na área de pesquisa de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Desenvolveu estágio doutoral no Boston College, EUA, com foco em espiritualidade nas organizações. Ele nos explica o que é inteligência espiritual e como podemos aplicá-la no dia a dia. Confira a entrevista.

 

Cláudio Senna Venzke propaga o conceito de Inteligência Emocional pelo Brasil e em diversos países

Conte um pouco sobre você e seu trabalho.

Pratico meditação desde os anos 90, primeiramente com a intenção de autodesenvolvimento, mas durante meu período de doutorado desenvolvi um estágio doutoral no Boston College, EUA, com foco em espiritualidade nas organizações, onde pude relacionar mais com minhas atividades como professor da graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios. Assim, comecei a coordenar atividades vivenciais e práticas de meditação em eventos científicos, instituições de ensino e empresas. Idealizando em seguida programas de desenvolvimento de gestores, baseados na Inteligência Espiritual e na Abordagem Integral, com base nas experiências com atividades acadêmicas e vivenciais em universidades de diferentes países.

É um trabalho singular, pois é baseado em três temas emergentes nas organizações, a Inteligência Espiritual, a Abordagem Integral e a Meditação.

O objetivo das atividades é proporcionar momentos de reflexão e aprofundamento para despertar a inteligência espiritual, por meio de técnicas de meditação e vivências em grupo, para ampliar a espontaneidade, estimular a capacidade de viver e responder ao momento, enxergando padrões, relações e conexões maiores, além de despertar e ampliar o senso de pertencimento para vivermos de modo mais sustentável.

 

Como a meditação pode ser vivenciada no nosso contexto atual?

A meditação é um meio de relaxar as atividades da mente, usando técnicas que nos mantém conectados ao momento presente, incentivando e desenvolvendo a concentração, a clareza, a positividade emocional e uma visão mais calma e tranquila da verdadeira natureza das coisas.

Ao nos envolvermos com práticas de meditação, podemos compreender os padrões e hábitos da mente, e assim buscar um meio para cultivar novas formas mais positivas do ser. Com práticas regulares e paciência, nutrem-se os estados positivos da mente, de forma pacífica e energizada. Tais experiências visam gerar um efeito transformador e podem levar a uma nova compreensão da vida.

Podemos vivenciar a meditação no cotidiano, nas atividades de alimentação, caminhada, banho, dentre outras, o em práticas mais formais, utilizando diferentes técnicas.

Os benefícios da meditação estão acessíveis a todas as pessoas. Existem muitos tipos de técnicas para escolher, de modo que qualquer pessoa pode encontrar a forma que lhe convém.

 

O que é Inteligência Espiritual? Possui alguma relação com religião?

A inteligência espiritual é a habilidade de acessar significados mais elevados, valores, finalidades por si só e aspectos inconscientes do eu para incorporar esses significados, valores e propósitos para viver uma vida mais rica e mais criativa. Sinais de um quociente espiritual elevado incluem a capacidade de pensar fora dos padrões estabelecidos, humildade e acesso a energias que vêm de algo que supera o ego e muito além das minhas preocupações do dia a dia.

Não está relacionado com práticas religiosas, porém não se opõe a elas. Podemos desenvolver esta inteligência sem seguir ritos ou dogmas religiosos.

Esta inteligência está baseada no autoconhecimento espiritual, que significa reconhecer o que me importa, pelo que vivo e pelo que eu morreria. É viver sendo verdadeira comigo, ao mesmo tempo em que respeito os outros. Autenticidade é a pedra fundamental da comunicação genuína com nosso eu mais profundo e com os outros. Isso

O que é inteligência espiritual

Técnica de meditação com cristais de quartzo, uma das utilizadas por Cláudio.

nos permite trazer a verdade do nosso eu mais profundo para a ação no mundo real.

 

Quais os benefícios que a meditação oferece?

Com as práticas regulares da meditação podemos obter a redução do estresse e da ansiedade, o aumento da criatividade e inteligência, a redução da depressão, o aumento da capacidade de aprendizagem, concentração, raciocínio e memória, a redução da irritabilidade e mau humor, aumentando o controle emocional e a autoestima. A meditação pode ajudar a baixar a pressão arterial, impedir, retardar ou controlar a dor de doenças crônicas, potencializar o sistema imunológico, pode reduzir os níveis de colesterol e melhorar fluxo de ar no sistema respiratório.

 

Para quem é indicado praticar meditação?

As práticas diárias em torno de 20 minutos podem ser executadas pela maioria das pessoas que buscam um equilíbrio emocional, aumentar o foco e reduzir do estresse. Porém, recomenda-se fazer uma avaliação clínica antes de experimentar posturas que exijam uma maior flexibilidade. Além disto, não recomenda-se as práticas intensas para pessoas em fase aguda de qualquer transtorno como depressão grave, transtorno bipolar ou psicose, além de pessoas que estejam sob o efeito de muitos medicamentos.

 

Como o terapeuta holístico pode se beneficiar da meditação?

Os terapeutas holísticos podem usar a meditação integrada às suas práticas, pois a consciência do corpo trazida pela meditação ajuda a nos manter no momento presente e relaxar. Além disto, a regulação das emoções é um efeito produzido por meio da meditação que gera mudanças na vida de um indivíduo. Em vez de ser tomado pelas emoções, o praticante de meditação pode aceitar, identificar e observar as emoções, experimentando-as sem reagir de modo automático a elas, decidindo conscientemente como agir. Os estudos indicam que os meditadores têm uma maior capacidade de processar as emoções de forma voluntária e não permanecem tomados por elas durante minutos ou horas.

 

Cláudio estará em Curitiba, no dia 16 de setembro de 2017, ministrando a Imersão em Inteligência Espiritual, com duração de 9 horas, em que várias técnicas de meditação serão realizadas com o objetivo de ampliar seu autoconhecimento e conexão com seus propósitos de vida, visão e valores, para agir e viver de acordo com seus princípios mais profundos. Para saber mais clique aqui.

Deixe seu comentário