O que é Gineterapia?


 

No mês de setembro, em Curitiba, Paraná, uma nova turma de Formação em Gineterapia terá início (saiba mais aqui), formando novos terapeutas a arte de cuidar da mulher. A criadora da abordagem, Monica Giraldez, nos explicou a sua essência.
Vamos conferir?

O que é Gineterapia?
Por Monica Giraldez

Gineterapia é a soma de dos vocábulos gregos, gyne: mulher e therapheia: cuidar, tratar de.

É uma experiência transformadora, uma arte de viver a vida e de cuidar do ser, focalizada no conhecimento da natureza e necessidades da mulher. É um veículo para prestar assistência ao corpo, a psique e ao espírito, usando chaves arquetipicamente femininas.

A Gineterapia faz parte do amplo mundo das terapias holísticas. A abordagem holística propõe uma visão não fragmentada da realidade, onde corpo, sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam.log-gine

A terapia, dentro desta visão, pressupõe um intenso processo de relação entre quem busca cuidados e quem cuida.
Dentro de este processo a/o terapeuta é um canal que guia sem interferir, permitindo que a pessoa que nos procura deixe de ser paciente para transformar-se em atuante, condutora fundamental da evolução e desenvolvimento do tratamento na busca de tornar-se inteira.

Gineterapia compartilha a visão e abordagem da terapia holística, e se aprofunda nos conhecimentos da Antiga Tradição das Mulheres, Artes da Deusa, e das Mulheres Medicina, adaptados as necessidades de nossa época.
Nestas tradições o aprendizado é transmitido na forma de Mistérios, ou seja, aquela sabedoria que vai alem da razão e que só pode ser compreendida através da experiência.

Por isso chamo a esta síntese experiência transformadora – apresentada como Jornada Terapêutica e Curso de Formação – que propõe também a capacitação básica em varias técnicas da Terapia Natural como Reiki, florais, fito e aromaterapia, cristais, banhos, arte, astrologia, interpretação de oráculos, sonhos; e outros caminhos arquetipicamente femininos.

O processo de individuação, motivo de amplos estudos para as pesquisadoras da obra de Carl Jung, e outras investigadoras de Psicologia Sagrada e Mitologia, também faz parte desta abordagem, assim como a visão das constelações sistêmicas de Bert Hellinger.

Gineterapia penetra suavemente nas camadas das múltiplas dimensões que formam a vida da mulher, para encontrar o centro de poder no feminino arquetípico, e re-conectar com uma ampla gama de possibilidades práticas e concretas, reintegrando os aspectos rejeitados, relegados, desconhecidos, e re-significando cada fase de nossa existência.

Gineterapia é cuidar, servir, tratar da mulher no sentido mais amplo, assumindo a tarefa de guardiãs da vida, de reinar através do amor, de permitir que nosso prazer flua e que nosso corpo se libere de compulsões e toxinas.
É confiar em nosso instinto, em nossa intuição. É aprender a bendizer e prosperar, a gestar e dar a luz em todos os planos, restabelecendo a harmonia entre nosso ritmo e o ritmo das estrelas. Recuperar a Chave do Tempo e aceitar ser criadoras da própria realidade.

Monica Giraldez, criadora da Gineterapia

Monica Giraldez, criadora da Gineterapia

Monica Giraldez é a criadora da Gineterapia. Jornalista, Terapeuta Holística, Mestra de Reiki, com Formação Holística de Base pela UNIPAZ, facilitadora de seminários na Unipaz (FHB) e na pós graduação em Psicologia Transpessoal (ITECNE), membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT).
Trabalha com Astrologia, Tarô, Técnicas Xamânicas, Terapias Complementares e Formação de mulheres desde 1976, ministrando cursos, palestras e vivências em vários países.
Gineterapia é a síntese de suas pesquisas e sua Obra Prima, considerada curso de Imersão da UNIPAZ de Santa Catarina.
Natural de Buenos Aires, Argentina, mora em Florianópolis, desde 1992.

 

Se você sentiu o chamado para desenvolver as habilidades do bem-cuidar das mulheres, clique aqui e tire todas as suas dúvidas. A página do Facebook Gineterapia Cuidado da Mulher também possui diversas informações.

 

Você já conhecia a Gineterapia? Conte aqui nos comentários a sua experiência.

Deixe seu comentário