Equilibre sua vida com a Musicoterapia


ven-banner-rodape

Certamente você tem uma música especial, que lhe traz um sentimento, que pode ser de alegria, de saudade, de melancolia. O que talvez você não saiba é que a música tem um grande potencial terapêutico e que pode ser utilizada para equilibrar todo o ser. Conversamos com o musicoterapeuta Adriano Michalovicz, que trará este tema na primeira edição do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que vai ser transmitido GRATUITAMENTE pela internet de 18 a 24 de julho de 2016. Vamos conhecer um pouco mais a respeito da Musicoterapia?

Adriano

Musicoterapeuta e Terapeuta Holístico Adriano Michalovicz

Conte-me um pouco sobre você e sua trajetória de trabalho.
Meu nome é Adriano Michalovicz, sou formado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e também em diversos cursos que complementam e integram meu trabalho que desenvolvo de Terapeuta, como Reiki, Terapias Naturais e outros. Desde pequeno demonstrei interesse especial pela música, aos 9 anos comecei a tocar e a aprender diversos instrumentos. Eu não tinha como objetivo tornar-me músico profissional, então procurei alternativas para vivenciar este meu dom. Ao mesmo tempo, tive inclinação para o estudo de terapias, filosofias, tradições antigas e percebi que já existia um uso especial da música para outros fins além do entretenimento. Tive conhecimento do curso de Musicoterapia e assim pude unir os meus interesses.
Atualmente, atendo pessoas interessadas em autoconhecimento, promoção da saúde e bem estar, no Espaço Prana Artes & Terapias, em Curitiba, que coordeno com minha esposa Luciana. Desenvolvo também trabalhos com a terceira idade em instituições e tenho um projeto musical, com meu amigo Brahmarsi Das, chamado SER, no qual compomos e gravamos músicas que possam auxiliar na meditação, no relaxamento e para vivências de autoconhecimento.

Como funciona a Musicoterapia?
A musicoterapia faz uso da música e também dos elementos que a constituem, como o ritmo e a melodia, para restaurar a saúde integral do ser. Podemos associar o uso da música a diversas formas de expressão, como os movimentos corporais , dinâmicas e atividades criativas. Ela pode ser empregada para o fortalecimento e/ou despertar do potencial criativo e afetivo, para suporte emocional, físico e espiritual, para despertar a vontade de mudar e transformar, para criar um ambiente interno e externo mais sereno, harmônico e próspero. Além disso, é possível aplicar a musicoterapia para aumentar a consciência de grupo e o sentimento de pertencimento, promover uma consciência de responsabilidade pelas ações, palavras e pensamentos, aumentar a capacidade perceptiva da realidade, superar limites e refinar as habilidades comunicativas e relacionais.

Como podemos aplicar a Musicoterapia no nosso dia a dia?
A música, como todos sabemos e sentimos, tem vital importância em nossa vida. Todos temos as músicas que evocam memórias, que nos acalmam, que nos trazem mensagens motivadoras. Quando estamos apenas ouvindo música, ela se torna uma meditação. Quando temos a oportunidade de interagir com a música de forma ativa, cantado ou tocando alguns instrumento, o poder de ação da musicoterapia é ampliado e assim descobrimos nosso potencial criativo, que ajudará na resolução dos problemas da vida cotidiana, na superação dos desafios. Aprender a tocar uma música que gostamos já nos traz uma grande satisfação, mas compor, fazer a sua própria música é uma forma de trabalhar com conteúdos internos que muitas vezes nem percebemos que existem.

A Musicoterapia pode ser aplicada para potencializar a saúde das mulheres?
Estar em contato com músicas que gostamos nos traz diversos benefícios, entre eles a liberação de hormônios como a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e alegria, e também a diminuição do cortisol, o hormônio do estresse. Diversas culturas antigas ensinam que o período menstrual é o momento em que o potencial criativo da mulher é ampliado, de forma que o contato com práticas meditativas e artísticas neste momento permitem que ela acesse conhecimentos profundos sobre o seu ser e, consequentemente, equilibrando seu sistema hormonal.
Atualmente, temos uma vida estressante e muitas vezes nos afastamos das nossas necessidades, do cuidado com a saúde, as emoções, a mente e o espírito. O contato com a música pode representar um momento para cuidarmos de nós mesmos, tanto mulheres quanto homens, e também entrar em contato com o aspecto feminino do ser que todos temos. E, seguindo os ensinamentos das tradições antigas, precisamos cuidar e equilibrar nossa energia feminina, que tem como aspectos a amorosidade, a receptividade, a sensibilidade, a doação, entre outros, que podem ser todos trabalhados através da música.
O terapeuta Adriano Michalovicz faz parte do time de experts em Terapias Naturais e Holísticas que participará do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher. Não perca a oportunidade de aplicar a música em sua vida para ter mais equilíbrio e felicidade! Para fazer a sua INSCRIÇÃO GRATUITA acesse http://terapeutasbrasil.eplaces.com.br/, e já deixe a sua agenda reservada, entre os dias 18 e 24 de julho de 2016 para assistir ao congresso gratuitamente aí da sua casa!

Você pode acompanhar o trabalho desenvolvido por ele na página Espaço Prana Artes & Terapias no Facebook.

 

Você já teve alguma experiência profunda com uma música? Conte para nós nos comentários!ven-banner-rodape

 

Deixe seu comentário