/Reduza os sintomas da menopausa com a Yogaterapia Hormonal

Reduza os sintomas da menopausa com a Yogaterapia Hormonal

 

Se tem algo que é certo na vida de todas as mulheres é a chegada da menopausa. Entre 45 e 55 anos, já é possível observar a presença de sintomas decorrentes da diminuição da produção dos hormônios femininos, como os calorões, queda de cabelo, insônia, irritabilidade entre outros.
Existem diversas maneiras de amenizar estes incômodos, que vão desde tratamentos de reposição hormonal através de medicamentos e também por soluções naturais, que tratam a mulher como um todo, que buscam harmonizara a vida nesta fase tão especial.
Um tratamento que tem a cada dia demonstrado eficácia na redução dos sintomas da menopausa é a Yogaterapia Hormonal. Conversamos com a professora de Yoga Deise Sanches, que trabalha com esta técnica desde 2008 e que tem trazido ótimos resultados para centenas de mulheres.

Deise1
Professora Deise Sanches

O que é Yogaterapia Hormonal?
A Yogaterapia Hormonal é uma proposta de terapia natural dentro da linha do Yoga para reativar a produção dos hormônios pelo próprio organismo.
Esta terapia surgiu em 1992 e foi desenvolvida pela professora Dinah Rodrigues, que direcionou seus estudos à fisiologia da menopausa e assim organizou uma série de exercícios com o objetivo de reativar a produção de hormônios. E os resultados são animadores, pois eleva os níveis hormonais e além disso trata a mulher como um todo, no seu aspecto físico, mental e emocional.

Qual o princípio de funcionamento da Yogaterapia Hormonal?
Para ser um tratamento eficiente, Dinah Rodrigues uniu conhecimentos de diversas técnicas, como o Yoga Energético, o Kundalini Yoga, os Pranayamas e as Técnicas Tibetanas de Energização. O princípio fundamental é o trabalho intenso do corpo energético, fazendo um massageamento interno e direcionando a energia vital para ativar as glândulas responsáveis pela produção dos hormônios femininos e consequentemente eliminando ou pelo menos suavizando os sintomas da menopausa. Os pranayamas aumenta a absorção de prana, por essa razão a série e acompanhada de intensas técnicas respiratórias.

O que pode ser tratado com a Yogaterapia Hormonal? Quais são as indicações e restrições?
Podem ser tratados todos os casos em que a baixa produção de hormônios cause algum problema. Os sintomas que acompanham as mulheres na fase do climatério e menopausa, como ondas de calor, ressecamento da mucosa vaginal, enfraquecimento dos cabelos, unhas e perda da vitalidade da pele, e também sintomas emocionais como depressão, ansiedade, irritabilidade, insônia, crises de choro, dores articulares, dores de cabeça e enxaqueca. É benéfico também para mulheres de todas as idades que apresentem problemas como TPM, cólicas menstruais, ovário policístico.
A Yogaterapia Hormonal apresenta pouquíssimas restrições, mas a indicação é sempre consultar o médico se a mulher está em tratamento de algum tumor ou em tratamento de endometriose. Em problemas como pressão alta, coluna e excesso de peso os exercícios sempre podem ser adaptados.

Professora Deise Sanches
Professora Deise Sanches

Quais são os resultados esperados com a Yogaterapia Hormonal?
A Yogaterapia Hormonal trabalha o organismo em sua totalidade, agindo em vários níveis.
No físico: fortalece a musculatura, aumenta a flexibilidade, modela o corpo e fortalece os ossos.
No fisiológico: diminui os sintomas da menopausa, previne o aparecimento de doenças causadas pela baixa hormonal e harmoniza o funcionamento do corpo como um todo.
No psíquico: combate ao estresse, depressão, insônia e irritabilidade.
No energético: ativa a energia individual, melhora a absorção e distribuição do prana, revitalizando as glândulas responsáveis pela produção hormonal, trazendo maior vitalidade e bem estar.

O Professor de Yoga pode aplicar estas técnicas nas aulas em geral ou é preciso realizar uma prática diferenciada?
Para a criadora do método, Dinah Rodrigues, para se obter os resultados desejados as sequências não devem ser alteradas nem modificadas. Caso seja necessário alguma modificação devido a questões fisiológicas das alunas, Dinah oferece algumas alterações que já são comprovadamente eficazes. Para estar apto a ministrar as aulas de Yogaterapia Hormonal, o professor deve especializar-se no método.

A professora Deise Sanches ministra aulas de Yogaterapia Hormonal em Curitiba, Paraná, no seguintes local:
Casa Joāo de Barro – Rua Teffé, 805 – Mercês
Kundalini Yoga: terças e quintas as 11:30
Yogaterapia Hormonal: segundas e quartas as 8:00
Seu telefone de contato é o (43) 9957-5717

E você, pratica alguma atividade para amenizar os sintomas da menopausa? Conte para nós nos comentários!

Deixe seu comentário