Maternidade e vida equilibrada: como vencer este desafio


ven-banner-rodape

Um dos grandes desafios da vida da mulher certamente é a maternidade, pois é o momento em que as prioridades mudam de foco, a atenção a si mesma é reduzida para um novo ser que veio ao mundo. Porém, é preciso ter um equilíbrio entre o cuidado pessoal e o cuidado do filho. A mulher não pode esquecer de si nem deixar de se amar. Encontrar este equilíbrio, com o auxílio da Ciência Ayurvédica, é o que a terapeuta holística Daniele Barbosa, do Portal Estar Bem, irá apresentar no Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que vai acontecer dos dias 18 a 24 de julho de 2016. Confira a entrevista

Daniele Barbosa

Daniele Barbosa, terapeuta ayurvédica

Conte-me um pouco da sua trajetória de trabalho.
Minha trajetória começou na busca pela minha própria cura. Desenvolvi, aos 19 anos, uma disfunção autoimune na tireoide chamada Tireoidite de Hashimoto. Não aceitava o diagnóstico dos médicos de que necessitaria de reposição hormonal para sempre. Então encontrei um médico que reverteu o problema. Mas até conseguir reverter, foram cinco anos de mudança de alimentação, rotina. Fiz também alguns anos de psicanálise para entender o porquê adoeci. Nessa trajetória descobri o ayurveda. Resolvi estudar e entendi que fazia parte da minha cura auxiliar outras pessoas nesse caminho “de volta para casa”. E durante minha formação desenvolvi um imenso amor pelas terapias manuais, as massagens e outros procedimentos corporais.

Qual o significado da maternidade na ótica do Ayurveda?
Durante a gestação, duas almas habitam o corpo da mulher. Além de cuidados com a alimentação e rotina, o ayurveda preconiza atenção à energia do local onde vive a mulher desde a concepção. É preciso que os membros da família trabalhem no sentido de manter uma atmosfera espiritualmente harmônica. Após o nascimento, uma rede de suporte é necessária para a recuperação da mãe e fortalecimento do bebê.

Como você percebe os desafios da maternidade nos dias atuais?
Atualmente, as mulheres acumulam funções na sociedade. Gestam e amam seus filhos, assim como amam sua profissão. O desafio hoje da maternidade é reajustar o lugar que a mulher ocupa na sociedade. Por muitos anos nós lutamos por direitos iguais, o que resultou em muitas conquistas positivas para as mulheres, embora ainda haja muito que se conquistar. Agora é a hora de se fazer um resgate de um feminino que necessita de uma atenção diferente e o ayurveda vem para fortalecer essa perspectiva. O desafio é encontrar a medida entre exercer a função de mãe, que requer dedicação, e manter-se atuante na sociedade. Isso demanda novas conquistas, mas desta vez ligadas às peculiaridades da mulher.

A aplicação do Ayurveda é importante para a superação destes desafios para as recém-mães?
Muito importante, uma vez que resgata essa perspectiva do sagrado que há na maternidade. Além de auxiliar na manutenção da saúde da mulher durante esse período em que ojas, a energia da imunidade no corpo, pode vir a sofrer uma queda, o ayurveda traz de volta muitos conceitos de cuidados que foram deixados para trás com a nova rotina da mulher moderna.

 

O equilíbrio das energias é fundamental para que se tenha uma vida harmoniosa, principalmente as mães, que precisam dedicar-se para os filhos. O conhecimento compartilhado pela terapeuta Daniele Barbosa é essencial para todas as mamães que estão buscando uma vida saudável e feliz. Anote na sua agenda, dos dias 18 a 24 de julho, e fique atenta para acompanhar todas as palestras especiais do Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que você poderá assistir gratuitamente da sua casa. Garanta a sua VAGA GRATUITA acessando http://terapeutasbrasil.eplaces.com.br/.
Conheça o trabalho desenvolvido pela Daniele Barbosa no site http://portalestarbem.com.br/ e pelo Facebook https://www.facebook.com/portalestarbem/

Quais foram os principais desafios que você teve quando tornou-se mãe? Compartilhe com a gente nos comentários.

ven-banner-rodape

Deixe seu comentário