Como gerenciar seu tempo e ser um Terapeuta produtivo



coluna-flaviani

 

Olá, Terapeutas Naturais e Holísticos!

Vou iniciar esta coluna com uma breve apresentação. Sou a Flaviani, nutricionista, professora de Yoga e profissional de Marketing. Com a coluna “Terapeuta de Sucesso” quero dar dicas, orientações, trazer convidados com informações que vão ajudar cada profissional a ter sucesso e prosperidade do desenvolvimento da sua carreira como Terapeuta Natural.

E para começar, trago hoje uma visita muito especial, com um tema pra lá de importante.

Quem trabalha com Terapias Naturais e Holísticas está diretamente agindo sobre a saúde, as emoções e as energias de outras pessoas, visando o equilíbrio e a cura de doenças. Isso requer que o profissional saiba conduzir os seus horários e gerenciar sua agenda para que seu tempo seja aproveitado da melhor maneira possível, tanto para atendimentos quanto para restabelecer sua energia pessoal.

Conversei com a Personal Organizer Suzana Dias, que tem orientações muito importantes sobre o gerenciamento do tempo e produtividade.

Suzana Dias - Personal Organizer

Suzana Dias – Personal Organizer

De que maneira o terapeuta pode otimizar seu tempo, principalmente quando possui horários restritos?

Para otimizar o seu tempo, ele precisa abrir os horários para os clientes conforme a sua disponibilidade. Analisar o seu dia a dia, suas tarefas e compromissos e aí sim destinar o horário exclusivamente para os atendimentos. Se ele tentar se adaptar a agenda do cliente vai ficar maluco e mesmo assim não vai dar conta de agradar a todos. O exemplo da forma como os médicos fazem a sua agenda pode ser útil para os terapeutas, conheço muitos que atendem segunda e quarta a tarde e quinta pela manhã. O paciente também se acostuma a esse horário e respeita.

Muitas vezes, os clientes têm disponibilidade somente em horário de almoço, ou período noturno. Como o terapeuta pode adaptar-se a isso?

Nesse caso ele precisa equilibrar a vida pessoal e profissional. Não dá para atender em horário comercial, emendar com o do almoço e ir até tarde. Se for atender nesses horários, que tenha um tempo no horário comercial para fazer suas coisas pessoais, descansar, se alimentar adequadamente e participar de momentos familiares.

Em que situações é admissível desmarcar o horário de atendimento com os clientes?

Somente em casos de emergência. Como o profissional já separou os dias e horários que vai atender e os que vai dedicar à capacitação e assuntos pessoais, não tem porque desmarcar para cuidar desses assuntos. Tudo que é definido e planejado anteriormente dificilmente precisa ser remanejado, a menos em casos de força maior. Deve-se evitar ao máximo desmarcar com o cliente, principalmente no caso das Terapias Naturais, pois a pessoa está contando com isso para o seu bem-estar.

O profissional precisa estar em constante estudo para aprimorar o seu trabalho, para oferecer sempre o melhor atendimento para o cliente. Como conseguir estudar no dia a dia?

Quando o terapeuta está organizado, com os horários de atendimento, pessoal e capacitação definidos, pode-se separar um dia certo para isso. Ou então em espaços que surgem durante o dia. Numa janela entre atendimentos ou atraso do paciente. Ou a noite em casa, nem que seja 15 ou 30 minutinhos. Parece pouco, mas ao final do mês terá conseguido ler um livro ou assistir alguns vídeos.

E quando o terapeuta deseja fazer algo maior, como um curso, uma especialização, como ele pode fazer?

Por ser um curso maior geralmente o terapeuta tem conhecimento da data com antecedência, o que dá tempo de remanejar a agenda. Sempre que possível ele precisa se programar antes, principalmente se o curso for em outra cidade. Isso evita estresse de última hora e a perda de oportunidades de economia financeira.

 

É muito importante organizar seu tempo e sua agenda, afinal, o profissional que busca amenizar o estresse da vida das outras pessoas precisa amenizar da sua vida também!

Espero que tenham gostado da entrevista com a Suzana. Para conhecer mais sobre o seu trabalho acessem www.suzanadias.com.br e www.facebook.com/SuzanaDiasOganizer.

 

E você, o que faz para gerenciar o seu tempo? Deixe sua dica nos comentários!

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *