É errado cobrar por terapias holísticas?


 

Quem é terapeuta holístico alguma vez na vida já deve ter escutado que não se deve cobrar por trabalhos espirituais ou energéticos, ou até mesmo que seu trabalho é um dom divino e que este dom não deve ser cobrado.

Sou totalmente contra este tipo de pensamento e aqui vão 3 motivos para isso.

 

1 – Todas os profissionais possuem algum dom

Pense no advogado, podemos dizer que ele possui um dom especial para ficar preso tanto tempo a leituras e interpretações de legislações complicadas, para argumentar com outros advogados e o juiz no tribunal e ter a persistência de continuar com os processos, independentemente dos resultados. Isso não é um dom? E ele não cobra para isso?
Agora pense no Caetano Veloso, Gilberto Gil ou qualquer outro grande músico, eles têm o dom e a sensibilidade de transformar sentimentos em lindas canções. Eles cobram por isso também?
O dom da cura que o terapeuta holístico possui é a ferramenta para ele desenvolver a sua vida aqui na terra, para ter o seu sustento, para realizar seus sonhos, como qualquer outro profissional. Todos nós temos dons e não há problema nenhum em usar nossos dons para ter uma profissão e ajudar as outras pessoas.

2 – O terapeuta holístico é um profissional que precisa do seu sustento

Mesmo trabalhando com terapia holística, com planos mais sutis, o terapeuta precisa pagar o aluguel, as contas de água, luz, telefone, se alimentar, ter uma vida confortável, tirar férias e viajar, como qualquer outro profissional. O supermercado não oferece gratuitamente os alimentos só porque o terapeuta atende de graça. O terapeuta precisa se posicionar e se assumir como um profissional que se desenvolve, que tem uma carreira e que pode viver de maneira independente com o salário da sua profissão.

3 – O comprometimento é maior quando há investimento

Infelizmente, as pessoas só conseguem se comprometer verdadeiramente com um processo quando elas investem nele. Pense comigo: uma pessoa inicia um processo de transformação com a terapia, porém como é gratuito ela não se compromete a tomar as atitudes necessárias para que as mudanças ocorram e ainda pode espalhar por aí que a terapia não funciona.
O terapeuta holístico precisa fazer o que chamo de mudança de MINDSET, ou seja, precisa mudar seu padrão de pensamento (seja por meio da hipnose, da PNL, da meditação e tantas outras técnicas) para que veja a si mesmo como um profissional, como uma pessoa que consegue viver com sucesso e prosperidade da sua profissão.

O dom de ser um facilitador da cura é uma dádiva maravilhosa, que precisa ser usado com toda a responsabilidade e integridade.

O terapeuta precisa estar 100% presente no momento do atendimento, mas me diga, quem consegue estar neste estado de plenitude sabendo que pode ser despejado de casa por não ter dinheiro para pagar o aluguel?

O terapeuta holístico necessita ter equilíbrio entre dar e receber

Por isso, se você não for terapeuta, pense muito bem antes de julgar os terapeutas que cobram para realizar o seu trabalho.
E se você for, avalie os rumos que sua vida está tomando profissionalmente, se você está se doando excessivamente ou se você está num equilíbrio entre dar e receber.
Conte a sua opinião a respeito deste tema aqui nos comentários.

Deixe seu comentário