Qual o efeito das cores em nossa vida?


ven-banner-rodape

Você já parou para pensar em como as cores influenciam a nossa vida? Essa influência vai muito além da atração por certos objetos que possuem cores que nos agradam. O efeito é muito maior, no plano FÍSICO, PSICOLÓGICO e ENERGÉTICO.

Quer saber mais a respeito?

As cores podem ser consideradas como a radiação da luz percebida sobre determinado objeto. A luz branca quando decomposta em um prisma, por exemplo, se divide em sete frações que são percebidas pela visão humana de maneira diferente. Quem nunca viu a beleza de um arco-íris após uma chuva de verão? Cada fase da luz fracionada possui uma quantidade variável de energia. Esse conhecimento é aplicado em diversas técnicas da medicina, como a aplicação de raios infravermelhos, utilizados na fisioterapia para o tratamento de dores, de cicatrização e de aumento da vascularização dos tecidos.rose-

Mas a ação das cores não para por aí! Elas podem desencadear estados emocionais, conscientes ou inconscientes, despertando sensações de alegria, de tristeza até mesmo fome! Já reparou que as cadeias de lanchonetes possuem o vermelho, o amarelo e o laranja em suas fachadas? Os efeitos emocionais também são influenciados por experiências individuais prévias vividas, por exemplo uma cor pode lembrar as flores do jardim de sua avó e dar uma sensação de conforto, quando a experiência foi positiva.

Existe também uma outra ação das cores, que é a base da CROMOTERAPIA, que ocorre nos centros de energia, conhecidos como chakras. Esses centros absorvem e emitem energia e estão em todo o corpo, sendo 7 os principais localizados na extensão da coluna. O desequilíbrio energético de um chakra pode resultar em uma doença crônica ou aguda, em questões emocionais que podem trazer desconforto no dia a dia e em falta de vitalidade para realizar as ações que a energia de cada chakra nos apoia.chakras

Equilibrar os chakras é um dos principais objetivos do tratamento com cromoterapia, visando a saúde integral de todo o ser. É possível também fazer uso dos benefícios físicos e psicológicos das cores, aplicando nas roupas usadas, nas paredes dos ambientes e até mesmo na decoração.

Para saber mais a respeito de como as cores podem auxiliar para uma vida mais equilibrada, acompanhe os nossos artigos aqui no Portal Terapeutas Brasil.

 

Leituras recomendadas:

O que é a cor?  http://super.abril.com.br/historia/o-que-e-a-cor

Cromoterapia: Cores para a vida e para a saúde, de Eneida Duarte Gaspar. Editora Pallas, ano 2002.

A Brief Lesson on Color Theory – https://vimeo.com/114900089

 

E você, possui uma cor preferida? Qual o motivo? Conte aqui nos comentários!

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *