Desfazendo as tensões com a massoterapia


ven-banner-rodape

Relaxar o corpo por meio de massagens promove uma ação muito maior que desfazer a tensão dos músculos. Como não somos apenas um corpo físico, o relaxar pode promover um encontro profundo consigo mesma, pois age nas energias do organismo, desfaz questões emocionais que são projetadas no corpo e atua para promover um momento único, de autoconhecimento. A terapeuta naturopata Daniela Lobo apresentará, no Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, a importância de propiciar a si mesma a massagem no dia a dia de maneira prática, com dicas que podem ser aplicadas por você mesma. Vamos conhecer o trabalho dela?

Daniela Lobo, terapeuta naturopata

Daniela Lobo, terapeuta naturopata

Conte-me um pouco da sua trajetória de trabalho.
Sou formada em Naturopatia e Terapia Corporal Holística pela Escola Humaniversidade Holística aqui em São Paulo, minha base profissional e de filosofia de vida. Minha principal atividade é a harmonização do corpo físico e emocional. Trabalho também com doação de energia, Yoga, Meditação, Chi Kung, Bioenergia, Sagrado Feminino tudo que pode se relacionar com a arte, a cura e o autoconhecimento. Entrei na área por influência de minha mãe e irmã. Minha mãe, uma artista plástica com talentos diversos que também trabalha com massagens terapêuticas, aplicava em mim desde criança o que aprendia. Aliás, trabalhamos juntas algumas vezes e sempre que podemos trocamos massagens. E minha irmã que, após sofrer acidente de trânsito, precisava receber massagem nos pés para ativar circulação sanguínea, junto com outras técnicas terapêuticas. De ambas escutei a mesma frase em diferentes ocasiões “você tem talento, deveria trabalhar com isso”. Ficou claro que havia um talento pouco aproveitado. E foi a partir desta situação externa que decidi me abrir como pessoa em contato com outras pessoas. Então pra que desperdiçar talento??

Como funciona a massoterapia?
A massoterapia é uma ferramenta lúdica que aprofunda o contato de um universo interno existente em cada indivíduo, as emoções e a consciência corporal. Quando alguém agenda horário, preciso destrinchar o que o motivou a buscar a massagem. Como chegou e qual a queixa que trouxe consigo. E, a partir da situação apresentada, aplico a técnica mais adequada para o momento daquela pessoa. O corpo somatiza tudo o que incorporamos na nossa vida, nossas emoções, nossas crenças conscientes ou inconscientes assim como as frustrações, padrão repetitivo oculto, que podemos inclusive trazer da educação recebida dentro da família ou do meio onde mais convivemos. É um trabalho minucioso quanto mais massagens a gente recebe, melhor percebemos nossas emoções e mais vínculo fazemos conosco. É o toque que toca a alma, e esta alma (ânima) é energia (chi) está presente e flui em todo o universo. A energia quando equilibrada potencializa o melhor do Ser Humano em todos os setores da vida. É uma via de duas mãos para quem aplica e para quem recebe massagem seja qual for a motivação, pois acaba contribuindo de maneira social a um valor inestimável.

As emoções, o estresse, as atividades do dia a dia podem interferir no nosso corpo?
Com certeza. No nosso corpo e na saúde integrativa. Nós precisamos de fluidez para que haja satisfação na vida. Se tiver algo estagnado em algum ponto, desanda tudo. O nosso corpo é a nossa morada. O simples fato de observar como respiramos já nos coloca no momento de presença. E, portanto, prestamos atenção na lógica das coisas. Seria ilógico viver constantemente estressado. Atrapalharia na tarefa diária. Em um estado mais grave, teríamos que parar nossa vida para cuidar exclusivamente da saúde física, mental e espiritual. Reaprenderíamos a viver de novo.

A automassagem pode ajudar nestas situações?
Pode sim. Quando aplicada pela manhã, percebemos o dia render além do esperado. Com a energia fluindo, percebemos um estado de tranquilidade, leveza, e o nosso emocional melhor estabilizado. Também uma melhora no tônus muscular. Passamos a acrescentar na nossa rotina, um contato com nosso corpo físico e emocional.

Além dos benefícios físicos, o que a massoterapia pode proporcionar para as mulheres?
A principal contribuição da massoterapia para as mulheres é o amor próprio. Diante do estilo de vida em que nós mulheres levamos, proporcionar um ato de nutrição é essencial para a feminilidade e saúde.

Os benefícios da massagem são evidentes, basta observar-se antes de iniciar o procedimento e depois, são perceptíveis as mudanças físicas, emocionais e energéticas. Aproveite a oportunidade de conhecer técnicas simples, que possam ser aplicadas por você mesma, no Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher, que vai acontecer de 18 a 24 de julho de 2016. Confirme sua presença no evento no Facebook para saber todas as novidades https://www.facebook.com/events/636678199819406/. Para fazer a sua INSCRIÇÃO GRATUITA acesse http://terapeutasbrasil.eplaces.com.br/.
Para conhecer o trabalho desenvolvido por Daniela Lobo em São Paulo – SP, entre em contato pelo e-mail: danielalobo@yashna.com.br

Você costuma realizar massagens terapêuticas? Conte para nós a sua experiência e as sensações nos comentários.

ven-banner-rodape

Deixe seu comentário