Ayurveda e Câncer: causas, tratamento e prevenção – Especial Outubro Rosa


outubro-rosa-cab

Neste mês de outubro estamos trazendo conteúdos a respeito Câncer de Mama numa perspectiva holística, de cura, prevenção e de equilíbrio de todo o ser.
Convidamos a terapeuta ayurvédica Maria Cecília Lunardelli para nos contar como a milenar ciência indiana da cura e do bem viver aborda estas questões. Acompanhe

 

Ayurveda e Câncer: causas, tratamento e prevenção, por Maria Cecília Lunardelli

Maria Cecília Lunardelli, terapeuta ayurvédica

Maria Cecília Lunardelli, terapeuta ayurvédica

De acordo com o Ayurveda, o mais antigo e milenar sistema de cura natural, as razões para o desenvolvimento do câncer e o aumento da incidência desta doença nas pessoas estão diretamente ligadas ao estilo de vida não equilibrado e muito sedentário, aos hábitos alimentares não saudáveis pautados no excessivo consumo de produtos artificiais e industrializados e, também, a falta de cultivar uma vida espiritual onde predominem qualidades de pureza e harmonia.

Há vários fatores que podem desencadear o desenvolvimento do câncer como as toxinas presentes nos alimentos, no ar, na água e também aquelas provenientes do cigarro e demais drogas. Além das toxinas físicas, existem as toxinas de origem energética representadas por pensamentos conflitivos, perturbados e provenientes da supressão ou estagnação das emoções não digeridas. Todos esses fatores podem provocar o desequilíbrio dos doshas (Vata, Pitta e Kapha) que são as energias vitais presentes no corpo e o acúmulo de ama, as biotoxinas do organismo.

Geralmente, no câncer há o desequilíbrio dos três doshas mas com o predomínio de um deles. Esse desequilíbrio provoca o enfraquecimento do Agni, isto é, da nossa capacidade digestiva e, dessa maneira, ocorre a formação de ama. Essas biotoxinas contaminam os tecidos corporais, prejudicam o correto funcionamento fisiológico e impedem a produção de ojas, caracterizado pela resistência e imunidade. Com essa deficiência imunológica e baixa resistência, as células anômalas potencialmente formadoras de tumores irão se desenvolver nos tecidos e órgãos mais enfraquecidos por tendência genética ou pelo uso inadequado. Os tumores apresentam um metabolismo muito elevado consumindo a energia e os nutrientes, provocando mais formação de biotoxinas e desnutrição.

Como é possível equilibrar-se para prevenir o câncer de mama e outros tipos?

meditation-338446_1280O Ayurveda trata integralmente o ser humano no seu corpo físico, mental, energético e espiritual. Desse modo, o equilíbrio para a prevenção deve ser almejado em todas essas dimensões.

Manter hábitos saudáveis como acordar e dormir cedo, praticar exercícios físicos não extenuantes, consumir mais alimentos naturais e evitar ao máximo a ingestão de alimentos artificiais, industrializados e de medicamentos desnecessários, manter uma dieta e orientação alimentar de acordo com seu biotipo, com o clima e com as estações do ano são fundamentais para manter os doshas equilibrados evitando assim a formação de ama.

Manter a conexão com a natureza, nutrir pensamentos bons e cultivar emoções positivas promovem a harmonia e o equilíbrio do corpo, energia vital, mente, alma e espírito. Para isso, são fundamentais no programa ayurvédico de prevenção e, inclusive no tratamento da doença, a prática de terapias que produzem limpeza emocional, energética e mental, como a prática regular de Yoga, meditação, mantras, pranayamas, psicoterapia espiritual, dentre outras.

Prevenção

Para a prevenção da doença, é de fundamental importância seguir uma rotina ayurvédica de vida que objetiva reduzir de modo significativo o risco de desenvolver câncer pois, dessa maneira, mantém-se a homeostase interna do organismo, auxiliando a desintoxicação de substâncias nocivas.

Uma rotina de saúde estimula o sistema imunológico e torna mais eficiente a digestão evitando a formação de ama (biotoxinas), por isso a alimentação saudável e de acordo com as características de cada pessoa é fundamental para purificar e desintoxicar o organismo.

É importante aumentar o consumo de vegetais frescos, brotos germinados, raízes, cereais, grãos de leguminosas (feijões), gengibre, alho, açafrão da terra (cúrcuma),ghee (manteiga clarificada), sempre atentando para a condição do agni (capacidade digestiva) da pessoa, e diminuir os alimentos que são potencialmente formadores de ama como os fermentados e queijos muito amarelos, deve-se evitar o consumo excessivo de carnes e de laticínios e, como falamos anteriormente, evitar os produtos industrializados, muito processados e desvitalizados. Para o Ayurveda, o alimento não serve só para nutrir o corpo, mas a energia vital presente nos vegetais serve para alimentar a mente.

lemon-906141_640A associação de uma dieta desintoxicante e a utilização de ervas medicinais e especiarias são fundamentais para a prevenção. Por exemplo, há ervas que são purificadoras do sangue como a cúrcuma, guduchi, dente de leão, ervas estimulantes da circulação como o gugul e a mirra, ervas estimulantes do sistema imunológico como o ginseng, ashwagandha, shatavari e de tantas outras plantas e especiarias que fazem parte do programa de saúde do Ayurveda.

Na fitoterapia ayurvédica, os compostos de ervas devem ser preparados e administrados de acordo com as condições da pessoa e as características do câncer que ela apresenta.

No Ayurveda há programas de desintoxicação e pacificação dos doshas como o Shamana que é um programa mais leve e auxilia muito para a manutenção da saúde e, o Panchakarma, um programa mais profundo de desintoxicação e que, dependendo da condição física da pessoa, pode ser indicado inclusive para o tratamento da doença já instalada.

É importantíssimo a orientação e o acompanhamento de um terapeuta ayurvédico para propor um programa de prevenção que inclui dieta específica, uso correto da fitoterapia e de procedimentos que fazem parte do shamana e do panchakarma.

 

Maria Cecília Lunardelli é terapeuta ayurvédica, professora de Yoga e chef de cozinha ayurvédica. Realiza atendimentos no espaço Veda, em Curitiba. Acesse o site http://www.vedaequilibrio.com.br/ e página do Facebook https://www.facebook.com/vedaequilibrio.
Veja também a entrevista A Saúde da Mulher por um novo ângulo com a terapeuta.

Deixe seu comentário