4 dicas práticas para o terapeuta otimizar seu dia


 

O que mais se escuta atualmente é que os dias parecem estar mais curtos, que falta tempo para fazer tudo que precisa, que o trabalho fica acumulado e a vida acaba se transformando num caos de tarefas atrasadas aliadas ao cansaço.

Essa realidade é comum na vida de diversos terapeutas holísticos. Geralmente o profissional precisa:

  • administrar o seu espaço de trabalho – cuidar da contabilidade, pagar as contas, fazer a divulgação, cuidar do ambiente físico, entre outras tarefas.

 

  • equilibrar a sua energia – por trabalhar com a energia de outras pessoas, o terapeuta precisa cuidar da sua própria energia, fortalecendo, fazendo limpezas etc.

 

  • manter o constante aprendizado – leituras, novas técnicas, aulas, cursos e outras atividades necessárias para a melhora contínua.

 

Suzana Dias, Personal Organizer e Consultora de Produtividade

  • cuidar da vida pessoal e familiar – passear, desfrutar da companhia das pessoas que ama, descansar, se divertir.

Com todas essas tarefas, é possível viver em equilíbrio e ainda poder dar o seu melhor para ajudar a transformar a vida de outras pessoas? A Consultora de Produtividade Suzana Dias afirma que sim.

Por meio do planejamento, preferencialmente semanal, é possível distribuir as tarefas, calculando quanto tempo cada uma demora e ainda deixar um tempo livre para atividades que são fundamentais para recarregar as energias, como o descanso, a meditação, a prática pessoal de autoconhecimento. Ela ressalta que é importante fazer uma análise realista das tarefas a serem cumpridas, pois o tempo que dispomos diariamente é limitado.

A consultora nos dá 4 dicas práticas para que o terapeuta holístico tenha uma rotina saudável e equilibrada, confira:

 

Dica 1 – Para o terapeuta que tem outra atividade profissional além da terapia holística

Faça o planejamento separadamente, com uma lista de atividades para cada emprego. Por exemplo, uma pessoa que trabalha no escritório pela manhã e pela tarde faz atendimentos holísticos, precisa ter uma lista de tarefas para cada ocasião e procurar realizar somente as tarefas do local onde está, não querendo resolver no escritório as questões do atendimento. Quando estiver em um local, esteja integralmente, resolva todas as pendências daquele lugar e se não conseguir resolver, anote na lista para ser feito posteriormente.
Tentar “estar em dois lugares ao mesmo tempo” é um fator de desgaste mental e físico, pois a pessoa está trabalhando o dobro do que poderia naquele instante e consequentemente rendendo a metade.

Dica 2 – Para o terapeuta com dedicação exclusiva

Esta dica é para os terapeutas, mas também para outros profissionais liberais: tenha um turno pessoal. Escolha um dia, por exemplo quarta de manhã, para deixar sua agenda livre. Quando precisar marcar algum compromisso pessoal já sabe que tem esse horário para marcar médico, assuntos financeiros, etc. Dessa forma, não corre o risco de precisar desmarcar algum paciente para poder atender às suas demandas e nem deixa suas demandas esquecidas por causa da agenda de trabalho. Caso não tenha nenhum compromisso agendado para seu turno, tire um tempo para você, para descansar, estudar, andar no parque…

Dica 3 – Administração da Agenda

A agenda de um terapeuta precisa de uma atenção especial. Nada mais chato do que ficar remarcando pacientes ou fazendo-os esperar por motivo de atraso ou porque marcou mais compromissos do que devia. É fundamental deixar um espaço maior entre um atendimento e outro, para arrumar a sala, tomar uma água, ou mesmo não atrasar todos os demais atendimentos caso um paciente não consiga chegar no horário ou caso surja algum imprevisto.

Dica 4 – Organização administrativa

Reserve sempre ao final do dia alguns minutos para deixar tudo em ordem: os documentos guardados, o fluxo de caixa do dia feito, as contas pagas arquivadas e as próximas a pagar em local visível. Não deixe estas pequenas tarefas se acumularem, dessa forma se evita um transtorno futuro, principalmente quando se trata de pagamentos de impostos e contabilidade.
Nem sempre conseguimos organizar sozinhos toda a rotina de trabalho e pessoal de forma equilibrada. Para estar situações, Suzana Dias realiza o trabalho de Consultoria de Organização de Atividades Diárias, especialmente voltada para terapeutas e empreendedores, com o objetivo de planejar a vida e torná-la mais leve e harmoniosa. Clique aqui para saber mais.
Um forte abraço e muito sucesso em sua caminhada!

Deixe seu comentário