Como tornar o seu 2017 o ano do Terapeuta de Sucesso


coluna-flaviani

 

 

 

 



Para ter um 2017 diferente, precisamos ter atitudes diferentes. Tanto na vida profissional quanto na pessoal, é preciso saber para onde se deseja ir. Para isso, convidei a personal organizer e consultora de produtividade Suzana Dias para nos dar dicas para que o ano que vem seja o seu ano de muita felicidade e que você seja o Terapeuta de Sucesso que tanto deseja!
Vamos acompanhar?

Todo final/começo de ano sabemos que as grandes empresas estão fazendo o tal do planejamento anual. Mas nem nos preocupamos com isso, pois é coisa de empresa grande, certo?

De forma alguma! O planejamento deve ser feito para empresas de qualquer tamanho, profissionais liberais e pessoas físicas. Porque viver no “deixa a vida me levar” não nos leva a lugar nenhum, e em alguns casos, em lugares onde não queríamos estar. Devemos ser o protagonista de nossas vidas e de nossos negócios.

Ok, já entendi a importância do planejamento, mas o que devo planejar?

Suzana Dias, Personal Organizer e Consultora de Produtividade

Suzana Dias, Personal Organizer e Consultora de Produtividade

Tudo o que queremos. Primeiramente fazemos uma lista dos objetivos para aquele ano, tanto para o trabalho como para a vida pessoal. Depois escolhemos quais objetivos (o “o que”) vamos focar e aí verificar quais ações (plano de ação) devemos fazer para atingi-lo. Então, planejamento nada mais é do que um plano de ação. Simples, mas não simplista.

Sabe aquelas perguntinhas: O que? Como? Quando? Onde? Por quê? Podem ser usadas para fazer seu plano de ação.

Um exemplo: Quero aumentar meu faturamento (o que) de 2017 (quando) em 20% (quanto) através de divulgação online, palestras e parcerias (como).

Certo, mas já tinha me proposto a isso anteriormente e não deu certo!

A base do planejamento é essa, mas temos que tomar cuidado com alguns detalhes para garantir que consiga o melhor resultado possível.

Primeiro temos que nos comprometer realmente com a meta. Não adianta fazer de forma genérica, como simplesmente “quero ganhar mais” retomando o exemplo acima. Você precisa ter clareza da sua meta e a melhor forma de fazer isso é escrevendo. Tanto a meta com a maior riqueza de detalhes, como o plano de ação.

Depois disso, quebramos a meta em partes menores. Aumentar 20% ao ano é grande, então vamos aumentar 1,66% ao mês. Mais realista, não? Isso além de te motivar vai te ajudar a medir o seu progresso. Divida seu ano em 4 trimestres, em cada trimestre terá que ganhar cerca de 5% a mais. Com os dados gerados mês a mês, vai saber se está atingindo a meta, se poderá superar os 20% ou se terá que mudar de estratégia. Esperar os 12 meses para saber que não fechou os 20% pode ser muito frustrante.

Achou os seus indicadores, vamos pensar nas ações. O que eu posso fazer para aumentar 1,66% de faturamento neste mês? É um mês de férias e geralmente os atendimentos são mais fracos? Então que tal fazer um curso de férias ou alguma promoção? É mês das mães, que tal um pacote? Mais fácil pensar em curto prazo do que no ano todo. Mas isso não quer dizer que precisa deixar para resolver isso na hora. Pense sempre no trimestre, se planeje e se organize.wellness-285587_640

Outro erro comum é escolher 10 metas de uma vez. Para evitar isso, selecione umas 2 ou 3 da lista que fez. Assim que elas forem sendo concluídas, inclua as demais. Assim não nos sobrecarregamos.

Para saber mais sobre os critérios para seleção de metas, te convido a assistir um workshop gratuito que meu mentor de produtividade está dando agora no final do ano, justamente para nos ajudar a ter um novo ano melhor. Recomendo fortemente que assista, pois no primeiro vídeo ela nos dá dados importantes de como foi 2016 e previsões econômicas para 2017 com um especialista na área. No segundo vídeo fala mais sobre indicadores e acompanhamento de metas e no terceiro e último aborda bem a escolha das metas.

Fica aqui o meu convite para o workshop gratuito clicando aqui.

E os votos de um 2017 com muito planejamento, organização e seu consequente sucesso!

Deixe seu comentário